O Paintball

Paintball (do inglês: paint= tinta + ball= bola ) é um esporte de combate, individual ou em equipes, usando marcador de ar comprimido, que atiram bolas com tinta colorida . O objetivo é atingir o oponente, marcando suas roupas com tinta O paintball é o esporte de aventura que mais cresce no mundo tendo, inclusive, mais praticantes do que o milenar surf, nos Estados Unidos. O esporte hoje, conta com cerca de 12 milhões de praticantes em todo o mundo.
Fonte: Wikipédia

Paintball é um esporte de ação, muito divertido e extremamente radical. Pode ser jogado em três modalidades: Mato, Cenário e Speedball.

O Paintball de Mato foi o primeiro estilo de jogo, surgiu em meados dos anos 60 e deu origem ao esporte. Naquela época, madeireiros norte-americanos utilizavam marcadores de tinta para marcar as árvores a serem derrubadas. Depois de algum tempo eles perceberam quão divertido era acertar uns aos outros e após o expediente faziam um joguinho chamado Capture the Flag (capture a bandeira). Foi aí que a brincadeira começou… Após 20 anos, com novos estilos de jogo e com um grande desenvolvimento tecnológico dos marcadores, o esporte virou febre, até chegar ao patamar de evolução em que estamos hoje: equipamentos e marcadores eletrônicos super modernos cada vez menores, mais leves e rápidos.

No Paintball de Cenário ocorre a simulação de um ambiente de guerrilha ou favela no campo de jogo. Os jogadores estabelecem suas missões e usam muito de sua imaginação para dar uma conotação real ao jogo. Esta modalidade é atraente e envolve muita adrenalina. Por esse motivo a modalidade vem adquirindo muitos adeptos no Brasil.

O Speedball, também conhecido como Air Ball, é a modalidade mais popular do Paintball. Inclusive, é nesta modalidade que são realizados os grandes campeonatos do esporte. Em um campo retangular, obstáculos infláveis coloridos de diferentes formas e tamanhos são posicionados de forma simétrica. O posicionamento destes infláveis cria um campo de jogo rápido e propício para as jogadas insanas acontecerem.

No campo, jogam dois times compostos por aproximadamente cinco jogadores cada um. Cada time inicia o jogo de uma base, localizada nas extremidades do campo. Dentro do campo ficam os juízes, que são responsáveis pelo jogo e principalmente por verificar se um jogador foi atingido e eliminá-lo do jogo. Um jogador é eliminado quando uma bolinha atinge qualquer parte do seu corpo ou seu marcador e estoura, causando uma mancha de tinta. As bolinhas são especiais e fabricadas com matéria prima biodegradável, ou seja, não mancha roupas nem polui o meio ambiente.

Cada jogador leva consigo seu equipamento. Todos os jogadores e juízes são obrigados a utilizar máscaras e é absolutamente proibido retirá-las dentro de campo. As máscaras são confortáveis, seguras e permitem 100% de visibilidade, com lentes antiembaçantes e que protegem todo o rosto, inclusive a lateral. O campo oferece também coletes de proteção para os jogadores iniciantes, mulheres e crianças.

As armas, chamadas de marcadores, são equipamentos de alta tecnologia, fabricadas geralmente nos EUA e Inglaterra. Estas funcionam com ar comprimido ou CO2 e atiram as bolinhas em uma velocidade previamente ajustada, para que o impacto da bolinha no jogador seja dentro do padrão aceitável. Existem diversos tipos de marcadores, com diversos tipos de canos e sistemas de ar. Os marcadores oferecidos no Mega Play Paintball são semiautomáticos, modelo básico que garante a diversão da galera.

Paintball é considerado uns dos esportes de ação mais seguros do mundo, por seguir as regras de segurança estabelecidas pela indústria ano a ano. Porém, jogar com segurança e responsabilidade só depende de você.

imagem-o-paintball